Apesar de vários padrões de televisão de alta definição terem sidos propostos ou implementados, os padrões HDTV atuais são definidos como 1080i (interlaced), 1080p (progressive) ou 720p usando uma proporção de tela de 16:9. O termo "alta definição" pode se referir à própria especificação da resolução ou mais genericamente ao meio (ou mídia) capaz de tal definição, como filme fotográfico ou o próprio aparelho de televisão (vide imagem ao lado).
No contexto da HDTV, os formatos de transmissão são descritos conforme a seguinte nomenclatura: O número de linhas horizontais de resolução de tela. O uso de progressive scan (p) ou interlaced scan (i). A cadência, número de quadros (frames) ou campos (fields) por segundo. Os formatos 1080i e o 1080p são iguais em resolução.
O que acontece é que no formato 1080i as linhas são atualizadas ordenadamente, uma vez a linha "par" e no momento seguinte as linhas "ímpares". Já no formato 1080p todas as linhas são atualizadas simultaneamente, evitando que em uma cena de rápido movimento uma das sequências de linhas se atrase.
Essas linhas se montam numa fração de milésimos de segundos, que o olho humano não pode ver! Porém por questão de nomenclatura dizemos que 1080i=1080p apenas na questão de RESOLUÇÃO DE TELA, pois na questão QUALIDADE DE IMAGEM o melhor é 1080p depois vem o 720p.
Interlaced e progressive scan são nomes usados para descrever duas técnicas utilizadas para "desenhar" o conteúdo da tela: O modo entrelaçado desenha em cada passagem metade das linhas da tela — as linhas pares ou ímpares — formando a ilusão de uma resolução maior transmitindo apenas metade da imagem formada.
Já o modo progressivo desenha a tela inteira em uma única passada, transmitindo e exibindo todas as linhas da tela a cada atualização (refresh).
Nenhum comentário:
Postar um comentário