terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Blu-ray


Os Discos de Blu-ray, também são conhecidos como BD (de Blu-ray Disc), formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade.

É o sucessor do DVD e capaz de armazenar filmes até 1080p, Full HD de até 4 horas sem perdas. Requer uma TV full HD de LCD, plasma ou LED para exibir todo seu potencial e justificar a troca do DVD.
Sua capacidade varia de 25 (camada simples) a 50 (camada dupla) Gigabytes.

O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, cujo “comprimento de onda” tem o tamnho de 405 nanometro, que permite gravar um maior numero de informações num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores, como a do DVD e do CD (a tecnologia do DVD usava um laser de cor vermelha de 650 nanometros).

A letra "e" da palavra original "blue" foi eliminada porque, em alguns países, não se pode registrar uma palavra comum para fins comerciais.

Outra característica importante dos discos Blu-ray é que pensou-se em criá-los como cartuchos, semelhantes a disquetes de computador, mas a TDK descobriu um substrato que permite evitar os arranhões e facilitar a leitura (mesmo que agora eles sejam bem menos comuns) quando sujos de gordura. Esta nova característica será muito apreciada pelos utilizadores, porque dificulta o surgimento de defeitos, como nos “antigos” CD e DVD.

No Brasil a tecnologia ainda é pouco divulgada. Nas locadoras ainda existem poucos titulos disponiveis. Para ter uma variedade maior, algumas empresa costumam importar, porém são poucos os títulos comercializados no exterior que possuem legendas ou dublagem em português brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário